h1

Firefox e Thunderbird monitoram usuários?

sábado, set 20, 2008 - 08:44

Muitos defensores do Firefox (navegador) e do Thunderbird (leitor de e-mails) alegam que dentre as suas vantagens, está o fato deles serem open-source, ou seja, qualquer um pode acessar o código-fonte deles, tornando-os “mais seguros”.

O curioso nessa falácia é aparentemente ninguém faz isso, pois se fizessem, teriam descoberto que estes programas enviam diariamente para os servidores do Mozilla diversas informações sem o consentimento do usuário. Este é um comportamento característico de spywares, algo indesejado por todos.

O mais divertido é que isso não foi descoberto lendo-se o código-fonte (pois evidentemente os desenvolvedores têm algo mais útil para fazer ao invés de revisarem dezenas de milhares de linhas de código como passatempo), mas sim através de monitoramento do firewall.

Alguns usuários preocupados com segurança notaram que tanto o Firefox quanto o Thunderbird abrem uma conexão segura (SSL) com o IP 63.245.213.32 (pertencente à Fundação Mozilla) e enviam um pacote de dados contendo:

– IP do computador
– Hora local
– Versão do produto utilizado
– Se o usuário utiliza algum plug-in ou add-on
– Número de usuários ativos utilizando as aplicações

Interessante isso, né ?

Se o IE estivesse fazendo isso, certamente a maioria dos sites de informática e tecnologia publicariam com destaque que a Microsoft era desonesta e anti-ética, e discorreriam intermináveis parágrafos com a eterna conversa-fiada sobre a “maior segurança do código aberto”, o crescimento do Linux no desktop (de nada para coisa alguma) e as vantagens da Apple (cujo principal argumento para vender os seus caríssimos computadores é que “eles rodam Windows e Office“).

Será que a mídia será imparcial ou será que ela vai poupar a “inocente” Mozilla por espionar seus usuários?

*Este post não foi adaptado está como o post original da fonte citada.

Fonte: Babbo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: